Plena operação

A Usina Hidrelétrica Belo Monte chegou à sua plena operação no dia 19 de novembro de 2019, quando entrou em funcionamento a 18ª Unidade Geradora da Casa de Força Principal. Na ocasião, consolidou-se como a maior hidrelétrica 100% brasileira.

Com a entrada em operação da última Unidade Geradora de 611,11 megawatts (MW), Belo Monte alcançou 11.233,1 MW de capacidade instalada - o suficiente para atender cerca de 63 milhões de pessoas ou cerca de 10% da demanda nacional. A potência instalada na usina situada no rio Xingu corresponde a 7% de toda a capacidade de geração brasileira, sendo a quinta maior hidrelétrica do mundo.

Belo Monte é fundamental para a segurança energética do país e vem contribuindo em momento de alta demanda nacional.

Durante pronunciamento, o diretor-presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, destacou a importância de Belo Monte para o país e o legado socioambiental do empreendedor na região.

“Graças à parceria público-privada nós conseguimos não só cuidar daquilo que é o nosso objetivo principal, gerar energia elétrica, mas também entender que o empreendedor na região amazônica tem que olhar para o lado social, das atividades e investimentos sustentáveis da região”, disse o executivo. “Precisamos, ainda, agradecer aos nossos colaboradores e parceiros, consórcios, e especialmente manifestar o sentimento de muita gratidão aos empregados da Norte Energia, que foram incansáveis durante todo esse tempo”, completou Paulo Roberto.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, discursou na cerimônia. "Esse projeto faz parte de uma visão estratégica de política energética definida há mais de 40 anos. Uma obra magnífica, que se soma à nossa matriz de energia, a mais limpa e renovável do mundo", disse o ministro.

Voltar
Avançar
Voltar
Avançar
Cerimônia de inauguração, marcada pelo acionamento da 18ª Unidade Geradora da Casa de Força Principal. 27/11/2019.