Licença de operação e enchimento dos reservatórios
No dia 24 de novembro de 2015 o IBAMA concedeu a Licença de Operação (LO) nº 1317/2015 para a UHE Belo Monte, autorizando o enchimento dos reservatórios principal Xingu e o intermediário. A concessão da Licença de Operação aconteceu após a FUNAI informar ao IBAMA que não tinha restrições ao enchimento dos reservatórios.
A abertura do vertedouro do canal de derivação aconteceu no dia 12 de dezembro de 2015 e permitiu o enchimento controlado do reservatório intermediário até atingir a cota de 97 metros acima do nível do mar. Após 61 dias, no dia 13 de fevereiro de 2016, a formação do reservatório foi concluída.
O enchimento dos reservatórios, principal e intermediário, tinham a previsão inicial de enchimento em anos distintos. Os atrasos provocados para início do lançamento das ensecadeiras do sítio Pimental, atrasou em um ano o enchimento dos reservatórios.
Por meio de estudos e replanejamento das obras, os reservatórios tiveram o seu enchimento de forma concomitante. Essa condição permitiu mitigar o atraso de um ano que poderia ocorrer no início da operação comercial da Unidade Geradora 01 da UHE Belo Monte.
Em 09 de fevereiro de 2016 o reservatório intermediário atingiu a cota necessária para os testes com água para a UG 01 de Belo Monte, ou seja, os esforços da Norte Energia no replanejamento da obra para o enchimento dos reservatórios, resultaram na mitigação de atraso de 1 ano para apenas 9 dias.